terça-feira, 15 de maio de 2012

Militância da APS Bahia faz plenária em clima combativo


No último sábado, ocorreu a primeira plenária da APS-Ba após o V ENAPS. O clima foi de forte disposição de luta, apesar de o Encontro Nacional da APS, realizado no final de semana anterior, não ter sido unitário - devido à formação de uma dissidência, que preferiu fazer uma reunião paralela. A militância baiana está ainda mais disposta a continuar nossa ação popular contra-hegemônica de caráter socialista, dentro dos três eixos para o acúmulo organizativo de forças, na relação vanguarda e massas: A APS, o PSOL e as organizações populares.
A compreensão é de que a militância da Bahia fez um grande esforço para garantir a unidade da corrente desde a fundação do MCR, em 1985. E passando pelo governo Lula, quando ainda estávamos no PT. Mesmo passando a defender a saída daquele partido a partir de 2004 não se precipitaram e esperaram uma decisão coletiva.

Assim, o surgimento da dissidência, que rompeu com o legado da APS, foi uma derrota para a Esquerda. Mas, neste contexto, foi uma vitória na medida em que uma significativa maioria militância continua em nossa corrente, especialmente a grande maioria da militância realmente presente nas lutas.

Por outro lado, a maior e melhor definição política agora aprovada, vai permitir resultados mais concretos e avançados em nossa ação política. Foi neste sentido eu todas/os as/os presentes apoiaram as resoluções do V ENAPS e reconheceram sua legitimidade, assim como a da nova CNAPS eleita. 

Convocada com poucos dias de antecedência, mesmo assim teve uma participação muito boa, apesar de principalmente da militância de Salvador. Outras reuniões serão realizadas no interior e nos coletivos da capital para discutir a questão.

Agora, o nosso coro que afirma que “eu sou do Povo, sou Comunista, sou da Ação Popular Socialista” terá ainda mais energia nas lutas que estão em curso e na campanha eleitoral de 2012, onde temos condições de obter importantes vitórias políticas e eleitorais em Salvador e no interior da Bahia.

Ousando Lutar, Venceremos! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário